Tema Acessibilidade

Deus não é religioso

Muita gente vive com Deus na ponta da língua. Isso não é uma novidade. Apenas uma rotina. Mas vez outra me deparo com essas pessoas e as diferentes formas de elas “entender” a palavra de Deus. E, nesses montículos insipientes de pessoas, noto que Deus está na língua e não no coração.

Deus não pode ser confundido com religião. Não se pode externar as doutrinas dessa ou daquela religião e impô-las como únicas e verdadeiras. Todo conhecimento, seja científico ou não, deve ser questionado. O que mais me aborrece são aquelas discusões religiosas bestializadas que para nada servem; e servem: para o aborrecimento e a indiferença.

O que percebo é que Deus tornou-se um hábito na língua e uma prática religiosa. Por isso, me defino um homem sem religião. Um homem sem religião não é um homem sem Deus, como pensam os alienados; porque Deus não é religião. Um homem sem religião não é um homem à toa, como pensam aqueles que são contrariados; porque a Bíblia é o único guia a ser seguido.

Portanto, não se fiem em doutrinas, costumes, rituais, tradições e outras tolices religiosas, [i]por que disse o apóstolo da incircuncisão: “E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”.

Taí o recado do apóstolo para aqueles que preferem religião ao amor.

 [i]BÍBLIA SAGRADA. Epístola de Paulo aos Coríntios, capítluo 13:3.
 
 


 

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
4 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ron Perlim ESCRITO POR Ron Perlim Escritor
Porto Real do Colégio - AL

Membro desde Março de 2010

Comentários

Mariane Rodrigues
Mariane Rodrigues

Assino em baixo. Tenho um amigo que quer colocar na minha cabeça que eu não acredito em Deus por simplesmente eu dizer que não pertenço a religião alguma. Mas às vezes penso comigo: Por que eu acho que Deus e religião são coisas distintas? Por que, eu não tenho religião alguma? Ora, porque não credito em nenhuma delas, mas acredito em Deus, se na verdade só sei que Deus existe porque existe religião? A única certeza que tenho é que este questionamento é de mera complicação e mistério.

Ron Perlim
Ron Perlim

Obrigado pelo comentário. O comportamento de seu amigo demonstra uma coisa: a imposição da vontade classifica a espécie humana como doente e atrasada. Deus e religião são coisas distintas sim. O primeiro nos ensina a fraternidade, a solidariedade etc. e a segunda nos motiva ao fanatismos, intolerância e outras coisitas. Deus é anterior a qualquer religião. A religião foi e é uma invenção humana, cujo objetivo são os interesses pessoais. Meu texto propõe que Deus é amor e não religião. Quando me refiro a palavra religião, refiro-me as doutrinas que foram incorporadas a pessoa de Deus para o interesse pessoal e não o da fé. Abraço!

Mariane Rodrigues
Mariane Rodrigues

Entedi teu fragmento, e concordo plenamente com tua visão. Tenho a mesma concepção sobre o que seja Deus e o que seja religião. Tenho comigo que religião é invenção do homem para manipular outros homens. Abraço!

Ron Perlim
Ron Perlim

Obrigado pelo comentário e sempre que quiser, comente.