Tema Acessibilidade

A menina das queimadas

• Atualizado


O livro A menina das queimadas apresenta a trajetória de uma menina que vive numa cidadezinha do interior de Sergipe que nutre um amor incondicional pelos estudos, mas quase interrompido pelos pais, pois, eles priorizavam as coisas de casa e da roça. Se não fosse a intervenção de sua avó, fazendo-os voltar atrás sobre a decisão de não deixá-la estudar, a menina das queimadas não realizaria o seu sonho em meio a tantas dificuldades que os padrões rígidos impostos às crianças, aos adolescentes e aos jovens da época.

O livro busca retratar, também, a importância delas nas atividades domésticas, agrícolas, no mercado informal, nos revelando uma infância cheia de dificuldades, privações. A menina das queimadas só passa a ter uma vida mais justa, digna, envolta de amor, fartura e admiração quando vai viver com sua avó e conclui seus estudos. As histórias contidas neste livro pertencem a um tempo longínquo, distinto dos dias atuais; mas que servem de reflexão para aqueles que abrem a cabeça e o coração.

A respeito desse livro, veja o que disseram por e-mail:


“História interessante, de fácil compreensão”.

“Prezado Ronaldo,

simpático livro covê nos mandou. Essa questão da memória e das cidades é de fundamental importância para o mosaico que compõe a história do país e das comunidades. O indivíduo como protagonista das narrativas locais e da história, e esse resgate você fez bem. Parabéns”!

José Maria Rodrigues, editor – Taba Cultural Editora

 

Prezado Ronaldo

 Bom Dia!

Mesmo não tendo, ainda, terminado a leitura de A Menina das Queimadas (só faltam os 02 últimos capítulos!), que trata das Memórias de Dona Zélia, sua “sogra mãe”, já posso adiantar que estou me deleitando bastante com a leitura do mesmo: de fácil leitura, não cansativo, e cada capítulo nos arremete à leitura do próximo!

Parece até que estou revivendo os meus tempos da década de 40, em Porto Grande – SE, onde nasci, quanto ao linguajar, aos costumes, à rigidez dos pais (principalmente relativa à honestidade – devolução dos achados a seus respectivos donos), etc. ... 

Parabéns!

Orlando Santana da Cruz, leitor, Guarujá - São Paulo

Pelo Facebook:

"Um livro curto de 50 páginas que li numa sentada. Linguajar solto e fácil no ritmo e uma história de trancoso, contada à sombra uma árvore copada na frente da casa a um grupo de crianças sôfregas por novidades. E dessa forma, os costumes de uma época vão sendo desfiados, os preceitos da boa decência ensinados, valorizadas a criatividade do povo simples para suprir precisões e a tenacidade na busca dos objetivos, lamentados os preconceitos graças a Deus já perdidos do passado.


Não sei se fui sugestionado pelo perfil do escritor que o conheço do concurso onde ganhou o prêmio de literatura infantil, com um livro chamado Laura (que não li) mas o “A Menina das Queimadas” me pareceu encaixado nessa mesma categoria. O que achei bom, pois pode ser lido com facilidade pelas crianças e com proveito pelos adultos, que foi o meu caso".

Saracusa, Escritor, Prêmio Mário Cabral de Crônicas, Aracaju - Sergipe

 

O livro custa R$ 20,00 pode ser adquirido no site das livrarias Asabeça, Cultura e Martins Fontes ou diretamente com o autor neste endereço: [email protected].

0
3 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ron Perlim ESCRITO POR Ron Perlim Escritor
Porto Real do Colégio - AL

Membro desde Março de 2010

Comentários


Outros textos de Ron Perlim

Reflexões
A última dor da existência
Esse texto foi extraído do Blogue do Ron Perlim. Publicado em 2017, trata da intolerância, estupidez e ignorância que algumas pessoas trata o tema do suicídio e da depressão.