Tema Acessibilidade

TERRA MAIS LINDA NÃO HÁ!

MINHA HOMENAGEM AOS 140 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PILAR

 

TERRA MAIS LINDA NÃO HÁ!

                       Neste sentimento quero expressar tudo aquilo que representa para muitos este torrão. Dos meu amores, a minha cidade é um deles, que me viu crescer e se tornar gente. Nascida do coração de Deus, o projeto de um homem que decidiu cruzar o continente para aqui se fixar, mexe conosco até hoje no que representa este lugar. Com ele, veio o desejo de transformar, que com suas metas comerciais, aos poucos se desenvolveu. Ganhou condição de freguesia e depois vila, trazendo assim as melhores condições que sua gente naquela época precisava. Veio consigo, a imagem da Senhora do Pilar, que no meio dos moradores, fez a fé daquele povo colocar o nome do local. Cresce e toma forma, a criança se torna adulta e então pode caminhar.

                      Despertada da dependência, viria em 16 de Março de 1872, se considerar aquilo que era merecedor, alcançando a condição de cidade, quebrando as amarrações que seu povo vivia, torna-se motivo para se orgulhar. E quanto orgulho os seus carregaram, pois, a antiga vila era assim, a 3ª cidade mais importante comercialmente para o estado.

                      Quanta importância fez o imperador D. Pedro II vir nos visitar, decretando anos após, com o enforcamento do escravo Francisco a “Última Pena de Morte do Brasil”.  

                      Quantos destaques podemos citar de nossa cidade, pois, nela eles nasceram. E com orgulho destacamos o que nela foi gerado: O grande Arthur Ramos, que expressa no exterior seu amor profícuo pela sua terra. Falando de ilustres, apresento o Governador Costa Rego, que a sua querida cidade trouxe obras de desenvolvimento econômico e social. E mesclado aos dois, viria tantos outros: o Jornalista Oliveira e Silva, passando por Nilo Ramos, Zadir Índio e aqueles que mesmo não nascendo, despertava paixões ao torná-la terra mãe, como o Músico Jararaca, compositor da famosa marcha carnavalesca “ Mamãe eu quero”.

                     Oh minha querida! Não há como não enaltecê-la, pelas suas glórias e mesmo vivendo alguns momentos de sofrimento, sempre forte superaste e jamais se abateste, pois, no seu povo enxergamos a bravura de quem não desiste. E num belo exemplo destacamos os pescadores, que embeleza nossa lagoa, e a natureza continua a nos abençoar com nossas reservas e vemos que a mão de Deus repousa sobre nós.

                    Este é o dia da alegria, onde seu povo feliz que brilha nas festas, mantendo tradições, exulta em viver nesta terra de verdades e fantasias, o brilho que não se apaga e faz derramar as cores do verde e branco que unida ao vermelho e amarelo, nos traz o branco da paz, que desperta um novo amanhã de esperança e vitórias.

                 Neste escrito, que mostro tantos “Anos de Lutas e Labores...” expresso a “Cidade dos meus mil amores” que continua encantando com os poemas de JOSÉ BEJAMIN e assim continuará na minha luta que se une ao do amigo e escritor SÉRGIO MORAES e ZÉ DO FEITOR em continuar mantendo viva e acesa a chama desta minha querida cidade de Pilar, que com amor exclamo:  TERRA MAIS LINDA NÃO HÁ....

                                                                                                   MÁRCIO LAGES.

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
MÁRCIO LAGES ESCRITO POR MÁRCIO LAGES Escritor
Pilar - AL

Membro desde Março de 2012

Comentários