TREM TURÍSTICO GRACILIANO RAMOS
IMPLANTAÇÃO DO TREM GRACILIANO RAMOS
"a vida, transcorre muito rápida e não podemos perder o trem da cultura” Graciliano Ramos
PROJETO PARA AQUISIÇÃO DE UM TREM MOVIDO A VAPOR
Situado entre o Agreste e o Semi-Árido alagoano, Quebrangulo tem aproximadamente 11.900 habitantes, segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde grande parte vive abaixo da linha de pobreza e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,57, Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD). Com o panorama vivido pela economia no município baseado na pecuária extensiva, fator que por si só, gera desemprego. Sem utilizar seus recursos naturais e culturais devidamente, a criação de novos postos de trabalho fica entravada. Muitos buscam como escape da ociosidade o alcoolismo e as drogas, que são agentes comumente ligados à violência.
Pensando nisso, o Município Conseguiu com o Ministério do Turismo, a “Revitalização e Reforma da Estação de Quebrangulo”. Com os serviços em fase de conclusão a cidade está sendo beneficiada com o Complexo Cultural Graciliano Ramos, composto pelo Museu, Cine-Teatro e Sala de Música; Recuperando esse patrimônio datado de 1917, tornando-o apto receptor para o turismo. Foi contemplado no BNB de Cultura – Edição 2010 - parceria com o BNDES. Na modalidade Artes Visuais com o Projeto de Montagem do Acervo do Museu Municipal de Quebrangulo.
A Prefeitura Municipal de Quebrangulo, dando continuidade a estruturação do empreendimento visa, junto ao Ministério do Turismo, obter recursos que possibilitem a aquisição de um trem Maria-Fumaça para integrar o Complexo Cultural Graciliano Ramos, um instrumento que viabilizará a tradição da cultura àqueles que nunca viram razão para conhecê-la. Enquanto a comunidade desconhecer a rica literatura que nasceu à sua porta, prosseguirá na convicção que leitura é perca de tempo. Após o acesso a livros que os façam refletir acerca do mundo que gira ao seu redor, perguntas como: Por que perder tempo lendo? Como a leitura poderá mudar nossa realidade? Ou, Por que ler, se eu preciso trabalhar? Todas serão respondidas ao verem os livros virando peças teatrais interpretadas pelos próprios concidadãos do Projovem (parceria entre Prefeitura e Governo Federal), ou mesmo ao perceber que o número de pessoas visitando a cidade demanda novos estabelecimentos comerciais e, conseqüentemente, mais emprego e renda. Ao verem sua estimada cidade restaurada como um cenário de novelas ou de filmes de época. Enfim, ao não conseguirem mais negar que o turismo, a leitura e a cultura, verdadeiramente podem transformar sua realidade.
O objeto desse projeto também beneficiará o município de Palmeira dos Índios, onde Graciliano Ramos fora prefeito, sendo um marco da administração pública brasileira, pois a máquina a vapor partirá de sua estação e viajará 28 Km até seu destino, Quebrangulo. Durante o trajeto enquanto contemplam a paisagem natural composta por montanhas, rios, florestas, e aldeia indígena, será explanada uma introdução acerca da história sem par de Graciliano e seus livros. Posteriormente a esse projeto virá um outro visando a transformação do Sobrado Barroco (tombado pelo município e em processo de tombamento estadual) em um Hotel, ampliando a disponibilidade de unidades habitacionais para os visitantes de Quebrangulo. Sendo mais uma opção para os turistas que têm disponibilidade de unidades de hospedagem em Palmeira dos Índios.
Por ser um município de pequeno porte, Quebrangulo, sobrevive basicamente de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e estando esse comprometido com as obrigações da Prefeitura, não possui capacidade financeira para tal investimento. Todavia sendo o município contemplado pelo Ministério do Turismo a receber recursos para aquisição do Trem a Vapor, esse equipamento Turístico-Cultural não terá validade. Pois seu fruto principal será o perpassar do conteúdo histórico regional para as futuras gerações. Assim como a sustentabilidade é uma realidade para a Estação Ferroviária e será, após conclusão da restauração, para o Complexo Cultural através do cine-teatro, do museu e da sala de música. A Manutenção do trem, das ferrovias e do quadro de funcionário será auto-sustentável devido ao repasse da parte arrecadada com as passagens.
O desenvolvimento motivado pelo turismo fará evidente os benefícios do mencionado equipamento, com isso os cidadãos palmeirenses e os quebrangulenses contemplarão a mudança da atual realidade. Ao passo que o Governo Federal e o Ministério do Turismo estarão presentes enquanto subsistir o empreendimento, pois terão suas marcas em lugar de destaque do circuito, atingindo a mente dos munícipes das cidades envolvidas, dos turistas nacionais e internacionais.
Esse artigo explana apenas um pouco das idéias do projeto, caso tenha interesse em obter mais detalhes pode me contactar através do e-mail: [email protected].
FOTO 1:Vista da Estação para o Complexo Cultural e o Sobrado ao fundo.
FOTO 2:Estação Ferroviária de Quebrangulo.
2 mil visualizações •
Comentários