Projeto Interdisciplinar Rádio Escola “Jovem do Amanhã”
Objetivo geral: Desenvolveratravésdepráticas sociais reais, habilidades orais, explorando as potencialidades da rádio escola como objeto de ensino-aprendizagem e comunicação.
Específicos:
Possibilitar um trabalho com a diversidade textual;
Orientar práticas da oralidade de forma consciência e qualificada;
Conhecer gêneros do discurso orais como: expressão oral entre outro do domínio discursivo radiofônico;
Favorecer a interação da comunidade escolar;
Estimular autoestima, o protagonismo dos adolescentes;
Incentivar talentos.
Justificativa:
A introdução de um gênero na escola é o resultado de uma decisão didática que visa a objetos precisos de aprendizagem (SCHNEUWLY e DOLZ 2004,P.80). O presente projeto nasce da necessidade de um trabalho consciente com oralidade, utilizando a rádio escola como instrumento de ensino-aprendizagem e comunicação.
O radio foi a primeira manifestação tecnológica da realidade virtual que ajudou formas de pensar do século XX. Embora tenha perdido para televisão e a internet a centralidade midiática, aos olhos da audiência, ainda é meio informativo descentralizado, pluralista, multifocal, pois possibilita que as informações sejam transmitida a todos de maneira rápida e de acesso popular.
Destarte, sob a concepção discursiva dos gêneros textuais que serão desenvolvidas atividades que possibilitam o uso da oralidade de maneira real, em contato com a diversidade textual que constrói este domínio discursivo, assim, construindo múltiplos saberes.
Metodologia:
A partir da construção de uma grade para um programa que será desenvolvido no intervalo, com duração de 30minutos, da escola Edjackson Leocádio Santos, situada município de Barra de Santo Antônio- AL. O mesmo terá temáticas como: datas comemorativas, assuntos trabalhados em projetos didáticos, assuntos do cotidiano adolescente e social, será produzida uma programação que vise ao educando refletir, divertir, entreter e interagir com seus pares e toda comunidade escolar.
Público alvo: alunos da escola, professores, coordenação, gestores e toda comunidade escolar.
Duração: Todo ano letivo.
Responsáveis: alunos da escola, professores, coordenação, gestores e toda comunidade escolar.
Recursos: caixa de som, microfones, papel, lápis, livros, revistas e etc.
Referências:
SCHNEUWLY, Bernardo;DOLZ, Joaquim.Gêneros Escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino,1995(mimeo)
GERALDI, João W., SILVA, Lilian L.M. & FIAD, Raquel S. (1996) “Lingüística , Ensino de Língua Materna e Formação de Professores” in DELTA, vol12, no 2, , pp. 307-326.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Nacionais: ensino médio: Língua Portuguesa.
Secretaria de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2001.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais & ensino. DIONISIO, Ângela Paiva e MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora organização). 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.
SCHENEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHENEUWLY, B; NOVERRAZ, Michèle; DOLZ, J. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 21-39.
P. In: VANOYE, Francis. Usos da Linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 77-79.
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