A HISTÓRIA DO ANTIGO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.
"O ANTIGO MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS."
Não se tem nenhum registro do nome do proprietário e nem da data de construção do antigo prédio onde funcionava o mercado público municipal. A única coisa que se sabe é que o prédio era alugado para a prefeitura, por uma quantia de 860$000, anuais.
O prédio foi adquirido para o município na gestão do Prefeito Intendente João Satirio, que tinha a intensão de reformar-lo, mais isso só veio aconteceu na administração do Prefeito Miguel César Teixeira, na década de vinte.
No decorrer dos anos, o prédio foi completamente reformado, ganhando assim, uma nova roupagem, onde foram aumentadas as paredes, cobrindo por completo a visão do seu telhado, que antes, era exposto e a sua estrutura física foi revestida com lindas fachadas no estilo neo contemporâneo. A sua inauguração aconteceu em 1927, por sinal, esta data, está datada logo acima da porta de entrada do referido prédio. Ele funcionou por muito tempo como Mercado Público Municipal. O mesmo era dividido em diversos compartimentos: De cada lado da porta principal existia um bar. No lado direito, o bar do Sr. Antônio Galdino e no esquerdo o bar do Sr. Cristino e posteriormente passou a pertence o seu Carmo.. No corredor que dá de acesso a Rua Visconde de Sinimbu, funcionava a mercearia São José do Sr. José Abel, que ano depois, passou a pertencer ao empreendedor Antônio Geremias. Também existia a lanchonete de caldo de cana do Sr. Demas (Isto na parte externa do mercado). Na parte interna, funcionava a mercearia do Sr. Júlio de Souza e a lanchonete dos Irmãos Zé do Peixe e Maurício.
Na sua dependência foram construídas várias bancas de cimentos agregadas uma na outra, onde era vendido, carne de boi, de carneiro e de porco, no salão principal era comercializado os cereais e as verduras e na parte onde hoje, está instalada a biblioteca Monsenhor Guimarães, era negociado as virseras do boi, as galinhas de granja, os crustáceos e os pescados, também neste local, funcionou a Prefeitura Municipal, na década de sessenta.
Antigamente a feira do município era realizada por todo comércio e nas ruas adjacentes ao mercado, por sinal, ele tornou-se o ponto de referência para a comercialização das mercadorias dos comerciantes de São Miguel dos Campos e das cidades circunvizinhas. Neste tempo às mercadorias eram transportadas por carro de bois, carroça de burro, cavalos de cargas e pelas águas do Rio São Miguel.
Os feirantes e os compradores que moravam na redondeza da cidade viam de cavalos, de charretes, de barcaças e de canoa, só na década de quarenta que começaram aparecer no município os carros motorizados, antes, só os senhores de engenhos e os grandes emprensários que tinham esses tipos de transportes para atender as necessidades deles próprios e dos seus complexos industriais.
Em 1986, foi construído o novo mercado, na gestão do Prefeito Wellington Torres, com uma bela estrutura considerado uns dos mais bonito do estado.
Depois da construção do novo mercado o antigo mercado foi lnvadido por moradores de rua e algumas pessoas remanescentes das enchentes do Rio São Miguel, ele passou mais de dez anos fechado, funcionava apenas, os compartimentos do lado de fora, entre eles, a Loteria Esportiva Federal do Sr. José Martins.
Anos depois , ele foi reformado e reaberto na segunda gestão do prefeito Nivaldo Jatobá, quando foi alevancado o prédio da Biblioteca Monsenhor Hidelbrando Veríssimo Guimarães. No local onde funcionou a antiga Prefeitura Municipal. Onde era o bar do Antônio Galdino e posteriormente a Loteria Federal foi construído um Posto de Moto Taxista.
Com o passar dos anos, o antigo mercado foi cedido ao estado por empréstimo, um acordo firmado entre a Prefeita Rosiane Santos e o Governador Teotônio Vilela Filho, para que nele funcionasse o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, a escola foi instalada em 2010.
Apesar da mudança, o antigo mercado continua presente na cultura do município, sua história, nunca será apagada e nem esquecida pela população miguelense.
O antigo mercado fica localizado na Rua Dr. Rômulo de Almeida, próximo a Praça Coronel Miguel César Teixeira (Praça do Relógio), bem no centro da cidade de São Miguel dos Campos.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura .
Comentários