A HISTÓRIA DO ANTIGO SOBRADO DOS PORTUGUESES, SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.
n
HISTÓRIA E MEMÓRIA:
"A HISTÓRIA DO ANTIGO SOBRADO DOS PORTUGUESES DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS."
O sobrado dos portugueses foi construído no final do século XIX. O sobrado pertencia a um casal de lusitano. Maria Portuguesa e Sr. Lucas. Mas conhecido pelo pseudônimo de mestre Lucas. Ambos vieram ainda crianças para o Brasil e na fase de adolescência os dois se conheceram no estado de São Paulo e se casaram.
Anos depois! 0 determinado casal de portugueses vieram tentar a sorte em Alagoas. Obviamente na cidade de São Miguel dos Campos.
Em pouco tempo. Sr. Lucas foi designado para trabalhar como Mestre de Tecelagem na Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos São Miguel. Conhecida também como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira. De propriedade do industrial Bernardo Lopes e posteriormente Abelardo Lopes. Aproximadamente em 1935.
O mesmo residia com a esposa neste luxuoso solar. Que foi comprado a um conterrâneo seu. O solar tinha uma característica de uma obra portuguesa. No estilo eclético e neoclássico. Com salas amplas, pisos revestidos de mosaicos e de madeiras e fachada decorada com azulejos e vasos de porcelana. Que for trazidos da Europa.
Além do casal de portugueses. Moravam também no sobrado. Os seguintes filhos do casal: Lúcia, Zilda, Alzira, Irene, Lucas, Nelson e Antônio.
No decorrer dos anos! O mestre Lucas separou-se da esposa. Apaixonado pela empregada da casa. E foi morar com ela em outro lugar. Deixando a esposa morando no prédio com sete filhos.
Com o passar dos anos. Maria Portuguesa estava muito doente. E antes dela falecer. A família vendeu o sobrado para o Sr. Edgar Gomes. Que instalou no térreo do sobrado uma loja de material esportivo e de variedades. E no fundo da loja. O comerciante exercia a sua profissão de alfaiate. Na parte baixa do.prédio funcionava também outros compartimentos comerciais. Tais como: Consultório Odontológico, Escritório de Advocacia, Curso Temporário de Datilografia, Curso Preparatório para Concurso Público e para o Vestibular e uma Xérox de Chaves e Carimbos. Já na parte alta do prédio. O espaço era cedido para os ensaios de grupos musicais e teatrais. E às vezes! O espaço também servia de hospedaria para algumas pessoas carentes da cidade. Principalmente para os desabrigados das enchentes do rio São Miguel. E na frente do prédio havia uma banca de concerto de relógio. De propriedade do Sr. Cícero Relojoeiro.
Infelizmente por falta de manutenção e de preservação adequada para o prédio. O inevitável aconteceu! O prédio foi deteriorado pelo tempo. E foi demolido pela equipe da prefeitura para evitar um acidente ambiental. Com autorização do proprietário do prédio. Este fato aconteceu em 2009.
Sabemos para restaurar um prédio desse porte. O recurso é muito alto. E às vezes! O proprietário não tem condição de mantê-lo em atividade. Nesta hora não aparece ninguém para ajudá-lo. E quem mais perde com isto! É a história e a cultura do município.
O antigo Sobrado dos Portugueses. Ficava localizado na Rua Barão de Jequiá. De frente para o Shopping Cinema.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
Comentários