REPÚDIO AO SABER
É comum ouvirmos professores se lamentando: - Esses alunos não gostam de estudar! Se os alunos estudassem tínhamos um mundo melhor! Quem reprova não é o professor, e sim o aluno que não gosta de estudar, e por aí vai escrevendo o livro das lamentações...
A bem da verdade a rotina extremamente exaustiva tem afastado alguns professores da leitura alimentando seu ego que insiste em acreditar que nasceu para ensinar e não para aprender. Para alguns é uma desmoralização. É tirar seu domínio de sala. É não respeitar seu diploma, suas especializações...
Presos nesta redoma, ele segue ensinando com seu exemplo a lição que contradiz o seu discurso de que estudar é bom, mas odeia quem compartilha conhecimento. Sua formação acadêmica os impedem a compreender o que Cora Coralina nos diz magistralmente : “ Feliz aquele que transfere o saber e aprende o que ensina.” Defende seu “nome” transparecendo a naturalização em si da etimologia da palavra aluno.
Dentro da ideologia eclesiástica “sábio é aquele que quer aprender e não ensinar, pois os que estudam são insuportáveis, tem muita soberba, querem ser “Phd” a pulso.
Dessa forma, vão erguendo a muralha da ignorância social onde impede a mobilidade social, distribuição de renda, melhoria da qualidade de vida e principalmente a erguer a pedra fundamental de uma sociedade justa e fraterna.
Cá entre nós, tenho a verdadeira expressão que a maior lição ensinada pela maioria dos professores é de repúdio ao conhecimento, ao ato de estudar. Será?
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