DIREITOS HUMANOS E COVID 19
Bertold Brecht em seu poema desmascara todo o descaso com os direitos humanos, ele nos mostra que a pobreza é algo real e constante em nosso cotidiano infelizmente essa realidade contraria totalmente o artigo terceiro da Declaração Universal dos Direitos humanos que diz que “Todas as pessoas têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.” Mas como vou ter vida se me tiram o pão? Como bem diz Brecht. O pão poderia muito bem ser um simbolismo para todos os outros direitos humanos, como se defender se nem direito a defesa muitas vezes a pessoa tem? A saúde? A educação? A moradia? A um teto? Sabemos que em teoria, na lei, nos papeis tudo isso está garantido, mas na prática é bem diferente.
Quantas vezes não se percebem hospitais e postos de saúdes sucateados, sem o mínimo de material necessário para um atendimento digno, muitas vezes sem médicos e quando os tem em alguns casos, não tratam seus pacientes com dignidade, respeito e humanização. E a estes pacientes só lhes resta “agradecer por ter um médico que o atenda, mesmo que mal, pois em outros lugares nem médico tem” e assim, como novamente dizia Brecht morre-se lentamente, sem nem perceber seu direito a defesa.
DESAFIOS COVID 19
primeiro desafio seria uma garantia de acolhida aos moradores das ruas, O gestor hospitalar pode juntamente com a secretaria de assistência social educar para a prevenção, cuidado e proteção do covid 19 e identificar possíveis casos que já existam e tomar as medidas necessárias, a assistência social cabe assistir essas pessoas em um lugar seguro, com alimentação adequada para que fiquem em um lugar seguro e protegidos do Covid 19, segundo desafio material, técnica, EPIs, controle e higienização, neste caso cabem ao Gestor hospitalar educar os seus profissionais no sentido do uso dos equipamentos imprescindíveis, aos fatores de risco, higienização constante e disponibilização de material para higienização e EPIs para todos os funcionários.
Comentários