LIXO HOSPITALAR
Antigamente as instituições hospitalares eram administradas por pessoas de boa vontade, com atitude e coragem, porém leigas ou com poucos conhecimentos técnicos da área. Hoje o papel do gestor hospitalar especializado é cada vez mais reconhecido, por isso, faz-se necessário a qualificação ou especialização para fazer o melhor uso dos recursos, recursos esses que vem se tornando cada vez mais escasso, forçando o gestor a buscar soluções constantes, desafios que faz parte da vida deste profissional atuante no mercado. E que para gerir uma organização de saúde o gestor precisa planejar, organizar e gerenciar com muita cautela, principalmente na administração das finanças. Pois, suas responsabilidades envolvem tanto o bem estar do paciente quanto o cuidado da infraestrutura organizacional.
O lixo hospitalar quando descartados de forma adequada à instituição ganha financeiramente, pois o lixo é pago por quilo, sendo assim todos os resíduos são descartados, ou seja, sangue, soro e etc. Desta forma, reduz custos possibilitando assim que o atendimento ao paciente seja determinante, sendo assim, todos saem ganhando, tanto a organização, quanto o ameio ambiente e as pessoas.
A grande preocupação dos gestores é a sustentabilidade organizacional que segue muitos fatores preocupantes para as lideranças da instituição. Seus principais aspectos englobam: econômico-financeiros, ambientais e sociais, a serem considerados desde a definição das estratégias. A nossa economia financeira atualmente vem se tornando um gigante desafio com sua instabilidade e incertezas provocadas pela ganancia do homem. Depois que homem destrói mais do devia das preservações ambientais, a fauna e flora, perece-se o retorno da natureza, reconhecendo as reações das suas destruições e que seu capital não é e nem será o sufiente para sobreviver, pois sem as árvores e sem água ninguém sobrevive.
Dado ao exposto, a profissionalização e especialização do gestor é imprescindível para entender e executar bem as particularidades da gestão e atender as necessidades do ambiente de trabalho hospitalar.
1 mil visualizações •
Comentários