COMISSÃO DE FARMÀCIA E TERAPÊUTICA : DETALHES DE SUAS ATRIBUIÇÔES
Em hospitais onde há serviços de manipulação de medicamentos, o farmacêutico é o responsável por essas atividades, aplicando o ensinamento da farmacotécnica e das boas práticas de manipulação.
Ele ainda integra algumas comissões hospitalares, como CCIH (comissão de infecção hospitalar) e CFT (comissão de farmácia e terapia). Suas atribuições básicas são: selecionar (padronizar), requisitar, receber, armazenar, dispensar (conforme a evolução do sistema, em dose coletiva, individual ou unitária) e controlar os medicamentos (tanto os controlados por lei, quanto os antimicrobianos), observando os ensinamentos da farmacoeconômia, farmacovigilância e das boas práticas de armazenamento e dispensação.
A padronização demedicamentos em uma instituição hospitalar tem grande importância, pois é utilizada como um instrumento fundamental no processo de implementação do uso racional de medicamentos, visando também promover a redução dos custos operacionais da assistência farmacêutica.
O que é a padronização de medicamentos?
Apenas os produtos inclusos na relação de medicamentos padronizados são adquiridos de forma programada pelo Hospital, estando consequentemente disponíveis para uso, ao contrário dos medicamentos não-padronizados que passam por um processo de compra específico.
1 mil visualizações •
Comentários