BIOGRAFIA DO COMENDADOR E BARÃO DE CORURIPE MIGUEL SOARES PALMEIRA.
MIGUEL SOARES PALMEIRA.- O BARÃO DE CORURIPE.
Miguel Soares Palmeira nasceu em julho de 1820 no município de Palmeira dos Índios, estado de Alagoas. Num lugar denominado de Fazenda Baixa Fria. Manuel Soares era filho de Antônio Soares de Mendonça e de dona Maria das Dores Castro de Mendonça.
Casou-se no dia 08 de Novembro 1857. Com Julieta Júlia Soares Palmeira Ferro. Filha de Manuel Duarte Ferreira Ferro o Barão de Jequiá. No altar da Igreja de Nossa Senhora do Ó na cidade de São Miguel dos Campos. Logo após o casamento da filha. Manuel Duarte Ferreira Ferro foi morar com à família no engenho Ilha. Que depois passou a ser chamado de Novo Sinimbu e consequentemente usina Cansanção de Sinimbu. Então sua filha ficou morando com o marido no engenho Prata. Foi quando o engenho passou a pertencer à família Palmeira. O casal teve os seguintes filhos: Genoveva Soares Palmeira, Julia Soares Palmeira, Mário Soares Palmeira, Francisco Soares Palmeira e Miguel Soares Palmeira Filho (Pai do Senador Rui Soares Palmeira).
Em 1858. Foi nomeado Delegado de Polícia de São Miguel dos Campos e anos depois recebe o título de Comendado. Em seguida assume o cargo de Deputado Presidencial no período de 1858 a 1859 e de 1864 a 1865. E torna chefe do Partido Liberal de Alagoas. Ele também recebeu a honraria de Oficial da Ordem da Rosa em 14 de março de 1860.
Segundo relato dos familiares. O comendador era uma pessoa muito culta e bondosa com seus escravos. Em 1885. Ele deu Carta de Alforria a todos eles. Como todo mundo sabe. A libertação dos escravos só aconteceu no dia 13 de maio de 1888. Quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea.
Miguel Soares Palmeira foi um dos três contemplados a receber o título nobiliàrquia. Que ia ser outorgado pelo Gabinete Liberal em julho de 1889. O comendador ia receber a patente de "Barão de Coruripe". Os outros contemplado foram: Paulo Jacinto Tenório que ia receber o título de Barão de Palmeira dos Índios e José Miguel de Vasconcelos que ia ser nomeado de Barão de Porangaba.
Infelizmente! Os homenageados não conseguiram receber o título de nobreza. Pois o Império foi transformado em República e não deu tempo deles tirarem a carta nobiliárquia. Mesmo assim! O Presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca quis entregar às cartas aos homenageados. Mas!
Nenhum deles aceitaram.
Mais o estado de Alagoas e a nação reconheceram os titulos de cada um. E hoje seus nomes estão imortalizados dentro do contexto histórico de Alagoas como barões.
Miguel Soares Palmeira o Barão de Coruripe faleceu no dia 03 de setembro de 1892. Seu corpo está sepultado no Campo Santo do cemitério do engenho Prata. Localizado na zona rural do município de Jequiá da Praia - Alagoas.
* Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )
Comentários