O TÚMULO DOS BARÕES DE SÃO MIGUEL
O TÚMULO DOS BARÕES DE SÃO MIGUEL.
O túmulo dos barões de São Miguel fica localizado no campo santo do Cemitério de Nossa Senhora em São Miguel dos Campos. Infelizmente ele está completamente abandonado e esquecido pelos seus descendentes como também pelos órgãos governamentais.
No túmulo estão sepultados: Epaminondas da Rocha Vieira, o barão de São Miguel. Filho de Francisco Frederico da Rocha Vieira e Maria Accioly e o barão de Jequiá, Manuel Duarte Ferreira Ferro filho de Manuel Vieira Dantas e Ana Lins. Além deles! Também estão enterrados no local. Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, a baronesa de São Miguel. Filha de Manuel de Morais Bastos e de dona Antônia Leopoldina Augusta da Rocha Bastos e esposa do barão de São Miguel. Neto e bisneta de Ana Lins e Ana Rita Angélica esposa do barão de Jequiá. Filha do português Manuel Medeiros Couto e de dona Rita Angélica.
O túmulo dos barões de São Miguel deveria ser tombado como "Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Município".
Pela importância das pessoas que ali estão enterradas.
Personalidades que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da vila de São Miguel. Figuras que deixaram seus nomes escritos na história de Alagoas, de São Miguel dos Campos e do Brasil.
O túmulo dos barões de São Miguel está completamente deteriorado pelo tempo. Até às placas de bronze com a descrição dos mesmos foram roubadas. E e o pior! É que o túmulo está sendo ocupado por outras famílias.
Para o bem da história. O administrador do cemitério deu uma melhorada no túmulo. Como se diz no ditado popular! Uma pincelada.
+ Epaminondas da Rocha Vieira, o Barão de São Miguel nasceu em 17 de outubro de 1836 e faleceu em 20 de Julho de 1897.
+ Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, a baronesa de São Miguel nasceu em 17 de julho de 1839 e faleceu em 27 de maio de 1914.
+ Manuel Duarte Ferreira Ferro, o Barão de Jequiá nasceu em 11 de abril de 1795 e faleceu em 05 de maio de 1870.
+ Ana Rita Angélica nasceu na cidade de Jequiá da Praia
Infelicidade não encontrei os dados do seu nascimento e nem da sua morte. Só sei! Que ela nasceu em Jequiá da Praia.
Fato curioso e que Ana Rita não aderiu o título de baronesa. Pois a mesma faleceu antes do barão ser condecorado. Quem recebeu o título de baronesa de Jequiá foi Maria Carolina da Costa Barros. Segunda esposa do barão. Ela está enterrada no Rio de Janeiro.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
Comentários