BIOGRAFIA DO MESTRE DE CHEGANÇA JUVÊNCIO JOAQUIM DOS SANTOS
JUVÊNCIO JOAQUIM DOS SANTOS
Juvêncio Joaquim dos Santos é alagoano da cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Nasceu no dia 30 de maio de 1920.
Em 1937, seus pais foram morar no município de Rio Largo. Onde começaram a trabalhar na Fábrica de Tecido Cachoeira, nesta época, Juvêncio contava com 17 anos de idade. Foi neste município, que ele construiu família e dedicou toda sua vida em prol da cultura, em especial os folguedos populares.
No auge da juventude, Juvêncio inicia a sua caminhada artística , fazendo parte da chegança do mestre Antônio Feitosa, onde fazia o papel de Capitão do Mar e Guerra. Foi com este mestre, que Juvêncio aprendeu toda técnica referente a este folguedo popular.
Em 1940, ele funda a "Chegança Cruzador São Paulo", em homenagem a cidade de São Paulo e ao apóstolo São Paulo, que é comemorado dia 25 de janeiro pelo católico.
No decorrer dos anos, o mestre Juvêncio Joaquim dos Santos passou a ser respeitado por todos os mestres de Alagoas como também por outros mestres da cultura popular brasileira.
O que mais chamava atenção no mestre, era a sua educação e a sua elegância no modo de vestir, sua veste era muito bonito e bem confeccionada, antes das apresentações, ele andava pelas ruas da cidade, quem não conhecia o mestre, pensava que ele era um oficial de verdade.
Em 2012, ele foi condecorado pela Secretaria de Cultura do Estado, como "Patrimônio Vivo de Alagoas" pelos relevantes serviços prestados à cultura alagoana. Título bem merecido, na verdade foram 83 anos dedicado a cultura popular e ao comando da Chegança Cruzador São Paulo.
O mestre Juvêncio Joaquim dos Santos deixou um grande legado para a cultura de Alagoas e para a cidade de Rio Largo e um sentimento profundo para a cidade de São Miguel dos Campos, pois o mestre nunca negou a sua origem, ele sempre dizia que amava São Miguel dos Campos e o povo da sua terra natal.
Este ícone da cultura alagoana faleceu no dia 15 de janeiro de 2023, de morte natural, com 102 anos de idade.
* Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura
Comentários