A SÉRIE DE RESENHAS E DE FATOS FOLCLÓRICOS ACONTECIDOS NA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS. "LÁ VEM O BOI"
"LÁ VEM O BOI"
Um certo dia, um grupo de vaqueiros transportavam um rebanho de bois de Boca da Mata para o matadouro de São Miguel dos Campos. Naquela época, o matadouro ficava localizado por trás do Oiteiro do Meio, onde é hoje, a Rua André Bastos.
Por coincidência do destino, era um dia de segunda feira, dia da feira livre do município. A mesma acontecia na Rua do Comércio como também nas ruas adjacentes a ela. A boiada tinha que passar numa rua de frente à feira, para então, chegar o lugar de abate.
Mas, o inesperado aconteceu, quando um touro bravo escapou da manada e adentrou no meio da feira, levando tudo que estava em sua frente, muita gente foram acidentados, com pernas e braços quebrados e ferimentos leves, ocasionando pelo boi. Depois de muita luta, os vaqueiros conseguiriam dominar o animal. E o mesmo foi trazido de volta para o rebanho.
Depois do fato consumado, a feira voltou ao normal. De repente, aparece um cidadão, alto, louro e de olhos azuis e grita! Lá vem o boi. E novamente começa o alvoroço, os feirantes e os comerciantes começam a correr por entre as bancas, desesperados. O dito cidadão dá uma bela de gargalhada e diz, gente estou brincando. O boi já está preso! Nesta mesma hora o delegado ia chegado e mandou prender o rapaz, o mesmo foi levado para à delegacia e permaneceu preso, por uma semana.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
Comentários