Tema Acessibilidade

O ENGENHO QUE VIROU USINA

HISTÓRIA E MEMÓRIA:

"O ENGENHO QUE VIROU USINA"

O engenho São Miguel é considerado o mais antigo engenho do vale do rio São Miguel.
De acordo com a historiografia de Alagoas e do Brasil, o engenho São Miguel é o mesmo engenho Sinimbu ou Sinimbí, com que aparece em outras referências contemporâneas, Inclusive no mapa de Barleus "Edições Holandesa", em que tanto o rio como o engenho, trazem o nome de Sinimby.
O engenho foi fundado em 1612, por Antônio Barbalho Feio. Depois, ele vendeu o engenho para o holandês Marten Meyendersen em 1633. E foi morar na província da Bahia. Quando se deu o celebre êxodo comandado por Matias de Albuquerque.
Anos depois, o holandês vendeu o engenho para Lourenço Bezerra da Rocha, marido de Ana Lins, que veio a falecer. Então Ana Lins passou administrar o engenho. Foi quando ela conheceu o comerciante Manoel Vieira Dantas, também viúvo! E começaram a namorar. Não demorou pouco tempo, os dois se casaram.
O engenho Sinimbu foi palco de duas grandes batalhas, a Revolução Pernambucana em 1817 e a Confederação do Equador em 1824. O sinimbu ficou reconhecido dentro da história de Alagoas, como "A Trincheira da República".
No decorrer dos anos, o engenho Sinimbu teve vários donos. Como por exemplo: Francisco Frederico da Rocha Vieira, filho de Ana Lins. Epaminondas da Rocha Vieira, o Barão de São Miguel, neto de Ana Lins e filho de Francisco Frederico. E os irmãos João e José César Teixeira.
Com o passar do tempo, os plantadores de cana do vale do rio São Miguel, projetaram a construção de uma usina, em forma de cooperativismo. Onde foi marcado uma reunião com os proprietários de fazendas e senhores de engenhos. Tais como: Coité, Poço, Góes Retiro, Caixa-Cumba, Cana-Brava, Tibiriçá, Varela, Conceição, Furado, São Sebastião, Baixa Grande, Bela Vista, Santa Tereza, etc. O engenho Sinimbu seria s sede principal, denominado de Engenho Central.
A Companhia de Melhoramento dó Vale do Rio São Miguel começou a funcionar apoxiidamente em 1942. Em 1946, ela recebeu um novo nome, passou a se chamar de Usina Caeté, em homenagem aos nativos da terra. Em 1961, o empresário José Cabral Toledo comprou as ações dos outros acionistas e negociou a usina para o grupo Carlos Lyra.
É bom também salientar, que a Usina Caeté foi à primeira indústria de açúcar a se instalar na América do Sul, em forma de. Cooperativismo.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários