CAPELA, DEPOIS IGREJA SANTO ANTÔNIO DA FAZENDA FURADO.
"CAPELA, DEPOIS IGREJA SANTO ANTÔNIO DA FAZENDA FURADO."
Essa capela já existia desde 1630. Ela foi edificada como igreja em 1725. Quando foi feito uma nova frente agregada a antiga capela.
A capela, depois igreja foi construída pelos ancestrais da família Cavalcante. A mesma fazia parte do complexo industrial do engenho Furado.
O patrono da igreja é Santo Antônio Casamenteiro. O Santo também é o padroeiro dos moradores da fazenda. Santo Antônio é o principal destaque da capela-mor da igreja,
Anexo a igreja existe um Campo Santo. Lugar sagrado. Onde são sepultados os antes queridos da família Cavalcante.
A igreja Santo Antônio da fazenda Furado é a igreja mais importante no contexto histórico e cultural da cidade. Por ser a igreja mais antiga do município. E pelos fatos acontecidos no decorrer da sua trajetória.
Quando os holandeses invadiram a Capitania de Pernambuco e conseguetimente Alagoas. Eles também estiveram em São Miguel dos Campos.
O foco dos holandeses era o comércio do açúcar. E São Miguel dos Campos foi vítima desses atentados. Onde houve destruições de alguns engenhos.. Podemos destacar como exemplo: O engenho Furado e as terras do lavrador de cana Sebastião Ferreira.
Os flamengos como eram conhecidos os holandeses. se apossaram do salão da igreja do Furado e fizeram dele. Um esconderijo para se esconder das tropas portuguesas. Em seguida! Eles construíram um túnel subterrâneo abaixo do Altar-Mor da capela. O famigerado túnel ia dá de encontro com o rio São Miguel. Quando eles ouviam os barulhos dos portugueses. Adentravam no túnel e sai dentro do salão da igreja e vice-versa.
Outro fato que muito chamou atenção! Foi a Lenda da Princesa do Furado. Contada pelos antigos moradores da fazenda. Segundo eles! Em noite de lua cheia aparecia uma linda moça pedindo presente aos moradores e viajantes que iam para festas da cidade. E quando estes retornavam! Para a entrega dos presentes. A moça não mais aparecia.
A igreja Santo Antônio do Furado é de propriedade do casal: José Cavalcante de Albuquerque Pessoa e Wilma Jatobá Cavalcante.
O mais bonito da história! É que a igreja está bem conservada. E é um motivo de orgulho para os moradores da fazenda como também para à história e a cultura do município de São Miguel dos Campos e quiçá de Alagoas.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
Comentários