HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL IMACULADA CONCEIÇÃO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.
HISTÓRIA E MEMÓRIA!
"ESCOLA MUNICIPAL IMACULADA CONCEIÇÃO".
Este prédio é de propriedade da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Antes, de se tornar numa escola. No local funcionava um cemitério de propriedade da igreja.
O Instituto Imaculada Conceição foi uma iniciativa da professora Abigail Correia de Sá, juntamente com suas duas primas: Djane e Terezinha. Tendo é claro! O apoio do Padre Benicio de Barros Dantas
O instituto Imaculada foi inaugurado no dia 27 de março de 1953, pelo governador de Alagoas Arnon Afonso de Mello e pelo prefeito de São Miguel dos Campos Pedro Fernandes da Costa.
O Instituto Imaculada Conceição era administrado pela professora Abigail Correia de Sá. A educadora dedicou toda a sua vida em prol da escola. Todo final do mês. Ela prestava conta com a paróquia e com os professores que lecionava na referida escola.
O Instituto Imaculada Conceição era uma das escolas mais importantes do estado de Alagoas. A mesma atraia muitas gente de outros lugares. Principalmente pela conduta do seu ensinamento.
O que mais chamava atenção! Era o fardamento dos alunos. Pois o mesmo, fazia inveja os alunos das outras escolas do município. Pelo estilo e pela beleza das suas vestes.
À noite no mesmo local, funcionava a Escola Paroquial São José como também as artes cênicas que eram realizadas no seu espaço.
O Instituto Imaculada Conceição empregava o ensino fundamental e o ensino médio, não se sabe o motivo dele ter fechado. Talvez! Tenha sido pela crise que rolava no país.
Na primeira gestão do prefeito Nivaldo Jatobá (1997 a 2000). A escola voltou a funcionar. Em parceria com a paróquia de Nossa Senhora do Ó. A escola passou a se chamar "Colégio Imaculada Conceição" e consequentemente "Escola Municipal Imaculada Conceição".
Infelizmente, a escola foi extinta da rede municipal de ensino.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
±1000 visualizações •
Comentários