Tema Acessibilidade

HISTÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCOS DA ROCHA DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

HISTÓRIA E MEMÓRIA!

"A ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARCOS DA ROCHA"

A Escola Municipal José Marcos da Rocha, está localizada no povoado do Coite. Zona rural do município de São Miguel dos Campos
José Marcos era filho do Coronel Marcos Antônio da Rocha e Silva. Proprietário do antigo engenho Coité. De origem portuguesa. Foi ele que doou o relógio para a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em 1913.
Quando o coronel faleceu. o engenho ficou sendo administrado pelo seu filho. O agricultor José Marcos da Rocha.
No decorrer dos anos, o antigo engenho foi extinto e foi transformado em fazenda e consequentemente em povoado.
A Escola Municipal José Marcos da Rocha foi construída e inaugurada no povoado Coité no dia 29 de setembro de 1974, pelo Prefeito Humberto Maia Alves. E em 20000, a escola foi ampliada, reformada e reinaugurada pelo Prefeito Nivaldo Jatobá.

BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA

José Marcos da Rocha nasceu no dia 18 de outubro de 1888, na casa grande do antigo Engenho do Coité, que ficava localizado na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Filho do Coronel Marcos José Antônio da Rocha e Silva e de dona Hermezinda da Rocha.
José Marcos foi casado com Alexandrina Pereira e com ela teve seis filhos: Renato, João, Nilo, Lourdes, Ivonete e Marinete. Já no seu segundo casamento com Maria Brígida da Rocha, conhecida popularmente pelo pseudônimo de Dona Briza. O casal teve doze filhos: Washington, Georgete, Ermezinda, Cordélia, Aidil, Benedito, José Marcos, Paulo, Margarida, Maria Júlia, Maria Luíza e Maria Lúcia da Rocha.
Depous da morte do pai, o jovem fazendeiro foi escolhido pela família para dá continuidade aos trabalhos deixados pelo pai. Por sinal, ele fez um excelente trabalho na sua administração.
José Marcos era uma pessoa bem educada, simples e carismático, que tinha um grande apreço pelos moradores da fazenda, um homem respeitado e admirado por todos da sociedade miguelense.
Nos finais de semanas, José Marcos reunia os amigos para caçar animais silvestres nas matas, principalmente a noite, pois o mesmo era um grande admirador desse esporte.
Antes de morrer, seu pai deixou um testamento escrito, registrado em cartório, com os seguintes disserem: "A partir de hoje, nenhum membro da família poderá vender às terras do Coité, nem mesmo eu, elas ficaram para filhos e netos". José Marcos honrou com dignidade o pedido do pai, até o fim da sua vida.
Este grande ícone das terras dos Caetés, deixou um profundo legado de vida e um exemplo de homem e de pai para seus filhos e parentes.
O mesmo faleceu no dia 06 de dezembro de 1946 e sua esposa no dia 17 de janeiro de 1986, ambos estão sepultados no cemitério da cidade.
Pelos benefícios prestados ao povo e ao município de São Miguel dos Campos foi construído nas suas terras, uma escola em sua homenagem. Intitulada de "Escola Municipal José Marcos da Rocha".

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários