A FEIRA DA PONTE DA CIDADE DE SÃO MIGUELDOS CAMPOS - ALAGOAS.
A FEIRA DA PONTE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.
Essa tradição já vem desde 1832. Quando o povoado de São Miguel passou à condição de vila.
A feira teve início em cima da antiga Ponte de Madeira. Foi daí. Que surgiu o nome "Feira da Ponte". Ela começou numa simples brincadeira. Entre os pescadores e a comunidade da vila. Principalmente os católicos que iam até a ponte comprar os produtos dos pescadores para abastecer-los durante o período da Semana Santa. Pois os mesmos não comiam carne vermelha. Em respeito a morte de Jesus
É bom ressaltar! Que a feira antigamente começava dois dias antes da Sexta Feira da Paixão. Ou seja! na Quarta Feira de Ponte. Nome simbólico da feira.
Anos depois, a feira atraiu diversos feirantes que vinham de outras localidades. Principalmente dos distritos que faziam parte da vila de São Miguel. Boca da Mata, Campo Alegre(Mosquito), Roteiro, Barra de São Miguel e Jequiá da Praia. Cada distrito traziam um produto diferente.
Quando a vila de São Miguel passou à condição de cidade. Isto em 1864. No decorrer dos anos, a feira começou a evoluir e a ganhar corpo. Ela começava na rua do cais e ia de encontro às principais ruas da cidade.
Com a evolução da feira. Outros comerciantes começaram a se interessar pela mesma. E vieram feirantes das cidades circunvizinhas como também de outras cidades da região nordestina.
Depois da construção da Praça de Multi Eventos. A feira que era realizada pelas principais ruas da cidade passou a funcionar neste local.
A Feira da Porte é uma das maiores tradições culturais do município. De tudo nela se encontra. De bugiganga a raiz de pau. Além de muitas atrações culturais. A Feira da Ponte hoje é Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da cidade de São Miguel dos Campos.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
Obs: Mais detalhes sobre a feira no site: www.portalescritores.com
br
±1000 visualizações •
Comentários