OS INOCENTES CAETÉS". E A HISTÓRIA QUE FOI OCULTADA!
"OS INOCENTES CAETÉS". E A HISTÓRIA QUE FOI OCULTADA!
Quando o rio São Migue foi descoberto por Américo Vespúcio e Gonçalves Coelho. Os navegadores encontraram na margens do rio fluvia um grupo de nativos da nação dos caetés. Conhecido também pelo pseudônimo de Senambys. Que quer dizer! Calango Verdes.
Os indios caetés habitavam todo litoral alagoano. Mas foi aqui em São Miguel dos Campos que eles ficaram imortalizados na historiografia de Alagoas e do Brasil. Pelo fato deles ter saciado o bispo Dom. Pero Fernandes Sardinha. Este episódio aconteceu quando a Nau de Nossa Senhora da Ajuda naufragou na foz do rio Coruripe. O bispo e três tripulantes da navegação conseguiram chegar a nado até às margens da barra de São Miguel. Dois índios da Bahia e um sacerdote que falavam a língua Tupi - Guarany. Nesta época a Barra de São Miguel pertencia à cidade de São Miguel dos Campos.
De acordo com a história! O banquete do bispo foi realizado defronte a igreja de Santa Ana localizada na Barra de São Miguel. Inclusive no local onde o bispo foi assassinado e devorado existe um círculo que nunca nasceu um pé de mato. Provavelmente o lugar onde aconteceu o episódio. Isto acontecido em 16 de junho de 1556.
Segundo os historiadores o bispo viajava da Bahia com destino a Lisboa afim de contar ao rei as arruaças praticadas pelo filho do donatário da província da Bahia. Álvaro da Costa estava matando os índios e se aproveitando sexualmente das índias.
Sabendo do naufrágio! Duarte da Costa donatário da província da Bahia e pai de Álvaro da Costa enviou homens da sua guarda para matar o bispo. Em seguida mandou um emissário levar uma carta para o rei relatando o ocorrido. Na carta ele acusava os índios.pela morte do bispo.
Um ano depois da chacina do bispo. A rainha Catarina da Áustria que estava assumindo a coroa portuguesa juntamente com a bula papal. Ordenou que extinguirsse todos os índios da nação dos caetés. Foi quando Duarte da Costa pediu ajuda a capitania de Pernambuco. Que estava sendo administrada por Dona Brites viúva de Duarte Coelho Pereira. O donatário da província de Pernambuco tinha viajado para Portugal para tratar de uma doença e lá ele faleceu em 1554. Como Dona Brites não tinha condição de admistra à província. Ela entregou o cargo para seu irmão Jerônimo de Albuquerque. Jerônimo de Albuquerque era um homem violento e sanguinário.
Assim que assumiu o poder. Jerônimo de Albuquerque começou a perseguir os índios chegado ao ponto de eliminar toda nação. Os que escaparam fugiram por entre às matas e os demais foram escravizados.pelo homem branco.
De acordo com os pesquisadores. Quem matou o bispo não foi os índios e sim o governador. Comedo de perder o cargo.
É bom também ressaltar! Que os índios caetés não eram canibais. Eles a pena comiam os miolos das cabeças dos inimigos derrotados em combate. Este ritual tornavam-lhe mais forte e mais sabido.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura
.
.
.
.
.
.
.
.
Comentários