A HISTÓRIA DA BANDA MAESTRO BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL E DA ESCOLA DE MUSICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.
A HISTÓRIA DA BANDA DE MÚSICA MAESTRO BRÁULIO MOREIRA PIMENTEL E DA ESCOLA DE MÚSICA FRANCISCO E ABELARDO LOPES DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.
A idéia de reativar a banda de música foi da Ex. diretora da Casa da Cultura Professora Gladys Bezerra Apratto Lopes juntamente com o articulador de cultura José Barbosa de Moura, funcionário da casa.
A banda começou a ser montada na segunda gestão do prefeito Nivaldo Jatobá (2001 a 2004). O administrador municipal comprou os instrumentos e contratou o maestro Bráulio Moreira Pimentel para dar aula aos jovens aprendiz do município. E na sala onde hoje funciona o espaço cultura Marly Ribeiro foi instalado uma escola de música. A banda era composta de músicos aprendiz mesclado com músicos da antiga banda de música da Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel. Também conhecida como Fábrica de Tecidos Sebastião Ferreira.
Como o espaço da Casa da Cultura era pequeno para atender os alunos. O prefeito Nivaldo Jatobá construiu num espaço locado à prefeitura. Uma escola de música intitulada de Francisco e Abelardo Lopes que foi inaugurada em 03 de janeiro de 2004. E no dia 15 de janeiro do mesmo ano. A banda foi batizada com o nome do maestro Bráulio Moreira Pimentel.
Logo após a inauguração da escola de música a banda maestro Bráulio Moreira Pimentel passou a ser comandada pelo maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos. Assim que assumiu ele abriu inscrição para novos alunos e ofereceu para a comunidade cursos de teclado, violão e instrumento de sopro. Adquiriu novos instrumentos e fardamentos para os alunos. Em pouco tempo a banda estava estruturada e formada com estudantes da própria escola. Paranhos tinha com ele três músicos consagrados que faziam parte da banda. Florisjan Cahet, Edmilson e Antenor. Na sua ausência a escola era administrada por José Barbosa de Moura.
O maestro Paranhos justamente com José Barbosa de Moura e a secretária de educação cultura Valdiza Jatobá foram os principais responsáveis pela criação da bolsa estudantil ofertada aos membros da escola de música. A mesma foi aprovada e decretada como Lei. Sob o número 1.204 de 22 de março de 2010. Este fato aconteceu no governo de Rosiane Santos.
Quando o prefeito George Clemente assumiu a prefeitura de São dos Campos no período de 2012 a 2015. A escola de música e a banda foi entregue para o maestro Florisjan Cahet. Que deu continuidade ao trabalho do maestro Paranhos. Participando de eventos culturais e comemorações alusivas à cidade. Na sua admiração ele também administrou o curso de canto e gravou o primeiro DVD da banda de música. O maestro Cahet permaneceu à frente da escola e da banda até o fim da gestão do prefeito Pedro Ricardo Jatobá.
Ao retornar à prefeitura no pleito de 2021 a 2024. O prefeito George Clemente trouxe de volta o maestro Luiz Carlos Sandes Paranhos para assumir o comando da escola e da banda. E transferiu os equipamentos musicais para uma nova sede localizado no Espaço Histórico e Cultural Professor Douglas Apratto Tenório.
Assim que assumiu o comando o maestro Paranhos ao lado dosecretário de cultura do município André Carlos Vieira. Conseguiram alterar a lei da bolsa estudantil através da Lei de número 1.594. Sancionada pelo prefeito em 01 de junho de 2021. Que diz! Que a partir dessa data. Todos os componentes da banda tem direito ao terço do salário mínimo. Como gratificação.
A escola de música Francisco e Abelardo Lopes oferece para à comunidade cursos de violão, frauta doce e instrumental. Já a banda maestro Bráulio Moreira Pimentel é uma das referências culturais do município. Ela já participou de l encontrll meu exos de bandas em Alagoas como também fora do Estado. Por sinal um dos encontros foi realizado no município de São Miguel dos Campos.
Sem sombra de dúvida! Hoje a banda de música maestro Bráulio Moreira Pimentel é o maior orgulho da terra dos Caetés e do estado de Alagoas. No é a toa que ela foi tombada como Patrimônio Cultural e de Natureza Imaterial do Estado de Alagoas. Pela decreto de Lei de número 756 de 18 de junho de 2024.
Atualmente a banda de música maestro Bráulio Moreira Pimentel é composta de 40 integrante. Todos alunos da escola.
* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
Comentários